Senegal é o melhor time africano na Copa do Mundo da FIFA nesse ano. Após as partidas amistosas ninguém esperava que o time africano fizesse qualquer progresso, eles jogaram 5 partidas e conseguiram 3 empates (Usbequistão, Bósnia Herzegóvina e Luxemburgo), 1 vitória (Coreia do Sul) e uma derrota (Croácia).
Após 16 anos de ausência. “Les Lions” quase carimbaram sua passagem para a próxima fase ganhando sua primeira partida contra a Polônia. Os leões não mostraram piedade do time polonês. A próxima partida será contra o Japão. Apesar de o time japonês ter vencido sua primeira partida contra o time da Colômbia. Senegal tem a chance perfeita para garantir sua vaga na próxima fase.
Depois dos marroquinos, egípcios, nigerianos e tunisianos falharem em ao menos conseguir um ponto e o desastre egípcio em duas partidas, é óbvio que a África vai ser representada no máximo por somente um time na próxima fase, a menos que um milagre aconteça.
Mané e seu time estão jogando o que é conhecido como “Futebol Feio” com um ataque efetivo liderado pelo próprio Mané, Niang e Diouf e uma defesa organizada liderada por Sane e Koulibaly. Vale a pena assistir o time africano, com 41% de posse de bola na primeira partida, alguns podem dizer que não é um time bom mas eles controlam o meio-campo da maneira que eles querem.
O time começou a Copa do Mundo com um jogo duro contra a Polônia e uma vitória por 2-1 garantiu os 3 pontos. Os leões tiveram 8 chutes no total, com 2 deles no alvo, e 261 passes completos. O físico dos jogadores, como era esperado, é mais do que perfeito, os jogadores estão correndo nas asas do vento. O jogo foi um pouco agressivo do lado africano, com 15 faltas feitas pelos leões.
O esperado para Senegal é enfrentar ou a seleção Inglesa ou a seleção Belga. Para os africanos, qualquer um das partidas não será fácil. Para ser realista, ir para a próxima fase será um grande feito e para ser sincero “Les Lions” é certamente o melhor time que a África tem e sua única chace de estar no mapa do futebol.