“França nunca convenceu”, a frase favorita dos pequenos conhecedores deste esporte.
Há uma grande diferença entre jogar bem e jogar bem. A seleção de Deschamps é o exemplo perfeito de qual é o mais efetivo.
Ou o que funciona mais hoje em dia.
Sem mostrar um jogo colorido como as equipes de Guardiola ou explosivos como os de Klopp, os ‘Les Bleus’ sabiam como aproveitar cada um dos seus pontos fortes para superar seus rivais em serviço.
Às vezes, com muitos gols, outros com poucos e até mesmo estrelou o único 0-0 na Copa, pelo simples fato de que tal resultado lhes serviu.
Pragmatismo? Talvez.
Inteligência? Em excesso!
A França deu a impressão de jogar a 80% durante toda a Copa do Mundo, o que é admirável.
A equipe se retirou quando teve que fazê-lo, se sentiu em perigo e viu oportunidade nos espaços que poderiam deixar um rival lançado ao ataque. Ou não, Bélgica?
Eles abrigam estrelas, sim. Mas também muita mentalidade e planejamento em todo o grupo.
Os franceses têm material para desenvolver qualquer esquema de jogo existente, mas decidiram sair e vencer. Tão simples como isso.
No final do dia, o objetivo é o mesmo. A estrada não importa.
O que aconteceu com o “caminho mais fácil” da Copa do Mundo? Coisas bobas.
A maturidade dentro do campo é a que faz a diferença, as equipes jovens mostraram nesta Copa do Mundo e a França mostrou isso, elevando a copa mais preciosa do mundo do futebol.
Vamos falar de um exemplo claro, Paul Pogba …
Conhecido por dribles espetaculares, danças características e cortes de cabelo marcantes … que não apareceram na Rússia. Paul foi dedicado a jogar apenas e é isso. Ele amadureceu seu futebol e levantou o dourado.
Antoine Griezmann, outra amostra. Mas isso com dança incluída.
Fornite causou uma verdadeira revolução, mas isso é outra história.
Até mesmo a maturidade de um menino de 19 anos como Kylian Mbappé fez a diferença quando a maioria dos jovens de sua idade não tem certeza de que estudará na universidade.
Deschamps não fez mágica, ele fez o seu trabalho. Ele deixou claro que a coisa mais importante no futebol é jogar … e ganhar.
Parabéns, França!