fútsal chegou aos Jogos Olímpicos da Juventude! Pela primeira vez em sua história, o fútsal está como disciplina olímpica. A mudança pelo futebol de campo lembrou-se a princípios de 2015. depois de uma proposta do COI e o acordo de todas as confederações. A ideia é encaixar melhor o formato da competição nas estruturas geral dos jogos, explica O Jaime Yarza, Chefe de Eventos FIFA. O formato inclui menos atletas, instalações já utilizadas em outros desportos e formato tipo festival, no qual a gente pode entrar e sair da sala de jogo de maneira similar a outros desportos como basquete e o handebol. Além de fomentará o desenvolvimento do fútsal no mundo, com 10 equipes no torneio masculino e outros 10 no feminino.
Nesta edição, os jogadores elegibles deverão ter nascido entre o 1 de janeiro de 2000 e o 31 de dezembro de 2003. Isto é, terão entre 15 e 18 anos. Em Nankín 2014 e Singapura 2010 a idade oscilou entre os 14 e os 15.
Como não temos competições juvenis de fútsal, se pensou que o melhor era garantir um bom espetáculo tentando que jogadores de grande qualidade mais próximos aos 18 que aos 14 fossem os que participassem. A concorrência terá 2 grupos masculino A (Argentina Egito, Panama Iraq e Slovakia) e B (Irac, Ilhas Salomon, Costa Rica, Rússia e Brasil) e 2 grupos Femininos C (Trinidad e Tobago, Tailândia, Espanha, Bolívia e Tonga) e D (Chile, Portugal, Republica Dominicana, Japon e Camarões) integrados por 5 equipes a cada grupo dos quais classificam a um sistema de chaves 2 por grupo.
Ao todo, serão 100 jogadores e 100 jogadoras que poderão estar nos campos do Tecnópolis e o CeNARD, as duas sedes eleitas por Buenos Aires para celebrar a nova disciplina