Não foi criada pela DC, e nem é o próximo filme dos Vingadores. A Liga das Nações é a nova criação da FIFA para nos fazer pensar e para que não durmamos durante os amistosos internacionais. Será um campeonato de futebol, de onde não sairá o Batman, que jogarão as seleções nacionais que pertencem a UEFA, que cabe destacar, tem mais membros que a própria ONU. O torneio será realizado durante as datas FIFA, substituirá as partidas chatas, fará com que os jogadores se dediquem e será jogada a cada dois anos.
No torneio, jogarão 55 seleções que se dividirão em quatro divisões, tendo em conta seu coeficiente no ranking da FIFA. A divisão A e B contarão com 12 seleções, a divisão C com 15 e a divisão D com 16, sendo a divisão A com as melhores seleções e a D com as piores.
Essas divisões se dividirão por sua vez em quatro grupos, onde as equipes – selecionadas por um sorteio – disputarão partidas de ida e volta entre si. As quatro ganhadoras de grupo das divisões B, C e D, obterão um acesso a divisão de cima, enquanto que os ganhadores da A, passarão para a fase de mata-mata para determinar um campeão. Por sua vez, os 16 vencedores de grupo obterão o direito de participar dos mata-matas para ter um classificado para a Eurocopa por divisão. Finalmente, os quatro piores de cada grupo da primeira até a terceira divisão serão rebaixados.
Com esse novo formato robusto e complicado, a FIFA quer dar oportunidades a países que jamais se classificariam a uma Eurocopa no formato habitual. Ainda não sei porque, mas isso só nos assegura uma coisa… Veremos goleadas monumentais na próxima Eurocopa.